quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Venezuela traz inspiração histórica ao Corinthians



No país onde conquistou seu primeiro título internacional, Timão inicia caminhada pelo inédito título da Copa Libertadores





Taça do primeiro título internacional da história do Corinthians, conquistado na Venezuela

Será em terras venezuelanas que o Corinthians começará, nesta quarta-feira, a busca pelo inédito título da Copa Santander Libertadores, que, certamente, aumentaria as glórias internacionais de sua história.

Uma trajetória que começou a ser contada naquele mesmo país, há muito tempo, mais precisamente em julho de 1953. Na capital Caracas, localizada a cerca de 800 quilômetros de San Cristóbal, sede do Deportivo Táchira, rival desta noite, o Timão comandado pelo técnico Rato conquistou seu primeiro título em âmbito internacional.
Com aproveitamento de 100% (seis vitórias), a equipe venceu a Pequena Taça do Mundo, torneio que reunia as principais equipes de futebol da Europa e da América do Sul. A competição é considerada a antecessora da Copa Intercontinental. Organizado por um grupo de empresários – e não por uma confederação –, reunia os dois melhores clubes da Europa e da América do Sul. Além do Timão, também participaram daquela edição Roma (ITA), Barcelona (ESP) e a seleção de Caracas, daquele país.

A Pequena Taça do Mundo foi disputada anualmente, de 1952 a 1957 e, posteriormente, com o nome de Troféu Cidade de Caracas, entre anos de 1958 a 1977. Em entrevista a nós ! sobre o Centenário, o ex-jogador Nardo, apesar dos 80 anos, não se esqueceu da importância daquele título.
– Ser campeão pelo Corinthians é a coisa mais linda do mundo. A gente tinha um time muito bom, mas o Barcelona tinha um timaço também. Mas ganhamos – disse.
Na sequência, mais duas vitórias, contra Barcelona e seleção de Caracas. E na quarta rodada, primeiro jogo do segundo turno, a decisão: se o Timão vencesse novamente o Barça, garantiria o título.
E assim, o Timão conquistaria seu primeiro título internacional e também o mundo pela primeira vez – 47 anos antes de se proclamar, oficialmente, com respaldo da Fifa, campeão mundial no Maracanã.
Na terra onde conquistou o mundo, o Timão começa a busca pelo inédito título da América. Nesta quarta, contra o Deportivo Táchira...
HISTÓRIA DA PEQUENA TAÇA DO MUNDO
Considerada a antecessora da Copa Intercontinental, o torneio era disputado em Caracas, na Venezuela. Organizado por um grupo de empresários, e não por uma confederação, reunia os dois melhores clubes europeus e da América do Sul. Foi disputado anualmente de 1952 a 1957 e, depois, com o nome de Troféu Cidade de Caracas de 1958 a 1977.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA (ESP) 0 X 1 CORINTHIANS
Local: Estádio Olímpico de Caracas, Caracas (VEN)
Data: 26/07/1953
Árbitro: Jackson (Venezuela)
Gol: 17’ 2ºT Goiano (1-0).
Renda/Público: Não disponível

CORINTHIANS: Cabeção, Homero e Olavo (Julião); Idário (Sula), Goiano e Roberto Belangero; Cláudio, Luizinho (Nardo), Vermelho, Carbone e Mário. Técnico: Rato

BARCELONA (ESP): Velasco, Seguer e Segarra; Flotats, Biosca, e Bosch; Basorá, César, Kubala, Moreno e Garcia. Técnico: Ferdinand Daucik


VAI CORINTHIANS !!!!!

Nenhum comentário: