quinta-feira, 3 de maio de 2012
As maiores receitas do Brasil em 2011
qui, 03/05/12
Atlético-GO, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Vasco
Terminou o prazo para que os clubes brasileiros apresentem seus balanços e demonstrativos financeiros – ainda que alguns não o tenham publicado. De todo modo, foram delineados os contornos para o ranking de maiores receitas entre os atuais integrantes da Série A:
1) Corinthians – R$ 290 milhões
2) São Paulo – R$ 224 milhões
3) Santos – R$ 189 milhões
4) Internacional – R$ 188 milhões
5) Flamengo – R$ 184 milhões
6) Palmeiras – R$ 146 milhões
7) Grêmio – R$ 142 milhões
8 ) Vasco – R$ 136 milhões
9) Cruzeiro – R$ 128 milhões
10) Fluminense – R$ 80 milhões
11) Coritiba – R$ 66 milhões
12) Botafogo – R$ 58 milhões
13) Figueirense – R$ 40 milhões
14) Portuguesa – R$ 21 milhões
15) Ponte Preta – R$ 16 milhões
16) Atlético-GO – R$ 15 milhões
Atlético-MG, Bahia, Sport e Náutico não apresentaram seus balanços – nem responderam aos contatos – podendo ser incluídos na lista posteriormente.
Logo de cara, percebe-se que poucas vezes o futebol paulista fez valer seu poderio econômico como no ano que passou. As três primeiras posições pertencem a clubes do estado – quatro entre os seis maiores. Evidentemente, o destaque vai para o Corinthians, que arrecadou apenas R$ 10 milhões a menos que a CBF. O repasse de direitos federativos e os novos valores da TV tiveram papel primordial no incremento corintiano.
O São Paulo, segundo colocado, também se fez beneficiar pelo apetite das transmissões televisivas. Seus R$ 224 milhões ainda se deram por conta do aumento nas cotas de patrocínio e aluguéis do Morumbi. Em seguida o Santos (R$ 189 milhões) foi catapultado pela vitoriosa geração que inflou praticamente todas as contas do clube.
Colados ao Peixe vem Internacional (R$ 188 milhões) – tradicional frequentador da parte de cima do ranking, e Flamengo (R$ 184 milhões). Enquanto o Colorado arrecadou mais com patrocínio e licenciamento, o clube de maior torcida do país basicamente cresceu em razão do televisionamento. – processo verificado por quase todos. Ainda na Gávea, houve crescimento na venda de jogadores, mas em patamar tão inexpressivo que não condiz com um clube de sua grandeza.
Mais adiante surgem Palmeiras (R$ 146 milhões), Grêmio (R$ 142 milhões) e Vasco (R$ 136 mi). O bom ano cruzmaltino fez com que ele apresentasse uma das maiores altas, ao lado do Santos. Cruzeiro (R$ 128 milhões) e Fluminense (R$ 80 milhões) fecham as dez primeiras colocações. Neste último, a patrocinadora investe diretamente em contratação e salários por meio de uma empresa em separado (Unimed Participações), fazendo com que os recursos não passem pelo caixa do clube.
Em décimo-primeiro, um surpreendente Coritiba e seus R$ 66 milhões, à frente do Botafogo (R$ 58 milhões), que arrecadou cinco vezes menos que o Corinthians. Apenas o repasse de atletas verificou bom crescimento em General Severiano, enquanto o patrocínio parece ter sido superdimensionado perante a mídia. Ainda assim, o alvinegro é a exceção que confirma a regra no adiantamento de cotas televisivas.
Os R$ 40 milhões angariados em sua volta à elite fizeram do Figueirense o clube com maior salto em faturamento. Tendência que pode ser confirmada por Portuguesa (R$ 21 milhões) e Ponte Preta (16 milhões) ao longo de 2012. A propósito, o aumento no passivo levou o presidente da Macaca a proferir a seguinte pérola: “A dívida total da Ponte subiu de R$ 99,4 milhões para R$ 110,9 milhões. Felizmente, foi um dinheiro que trouxe resultado, já que subimos para a série A”. O Atlético-GO (R$ 15 milhões) encerra a lista.
Por fim: em taxas atuais, o faturamento do Corinthians equivaleria a 115 milhões de euros – suficiente para colocá-lo na 20ª posição entre os clubes mais ricos do planeta, segundo levantamento da Deloitte:
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