domingo, 20 de maio de 2012
Internet rápida é muito lenta
O uso da internet rápida tem crescido no Brasil. O problema é que banda larga oferecida aqui não é tão rápida assim. E ainda tem muita gente sem condições de pagar pelo serviço.
Mesmo para quem pode pagar, os pacotes são caros. Por duas razões: os impostos são altos e há poucas operadoras concorrendo.
Uma pesquisa feita por uma empresa americana revelou que a internet brasileira está em 40º lugar, em termos de rapidez, entre 50 países. Muito ruim.
A velocidade média da melhor banda larga do mundo, a da Coreia do Sul, é dez vezes maior do que a nossa. Ou seja, temos uma conexão cara, lenta e com alcance limitado. Muita gente ainda fica longe desse serviço.
Para melhorar, é preciso aumentar a competição e investir mais no setor.
O governo afirma que vai ampliar a rede de fibra ótica do país. É uma boa notícia. A fibra ótica é uma espécie de cabo que comporta mais dados e permite que se trafegue com mais velocidade na rede de computadores.
Além disso, as autoridades prometem que em dois anos a internet rápida chegará a 40 milhões de domicílios, cerca de 60% do total. Hoje só 18,3 milhões de casas têm o serviço.
O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), lançado em 2010, também prevê acordos com as operadoras para reduzir custos.
Resta saber se esses planos vão mesmo sair do papel algum dia.
A internet não é só entretenimento. No mundo atual, é indispensável para o trabalho e os estudos.
Não dá para o Brasil, em pleno século 21, ficar marcando passo num assunto tão importante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário