Vai pegar estrada hoje para aproveitar o feriadão? Fique esperto. As rodovias estão cheias de buracos e bêbados ao volante. Faltam acostamentos e sinalização. Não são poucas as curvas mal projetadas, que favorecem os acidentes fatais, com muitas vítimas.
Não é à toa que os recordes de mortes são batidos a cada feriado prolongado. O povo quer descansar e se divertir, mas para isso depende das rodovias. No Carnaval, porém, só as estradas federais provocaram a perda de 213 vidas.
Todo mundo sabe disso, mesmo o governo. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão do governo federal, tem até uma lista de trechos considerados "concentradores de acidentes".
Reportagem da "Folha de S.Paulo", no entanto, conseguiu identificar os locais em que ocorreram 144 das colisões fatais no Carnaval. Descobriu que quase a metade delas aconteceu nos tais trechos "concentradores de acidentes".
É verdade que a irresponsabilidade de muitos motoristas --que abusam da bebida e da velocidade-- contribui para a mortalidade nas estradas. Mas fica cada vez mais claro que o governo tem enorme responsabilidade nesse acúmulo de acidentes.
É preciso reformar e sinalizar melhor esses trechos assassinos. As autoridades argumentam que obras tomam tempo e que a burocracia dificulta intervenções mais rápidas.
Se já sabem onde é maior a possibilidade de um acidente acontecer, o mínimo que podiam fazer era orientar melhor os motoristas, de preferência com a presença de policiais nesses trechos. Ao não fazer nada, os governantes cometem uma grave omissão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário