sexta-feira, 27 de maio de 2011

A histórica – e bela – ligação entre Corinthians e Torino



Neste domingo, na partida contra o Coritiba, o Corinthians estreia o terceiro uniforme da temporada 2011, na cor grená. Homenagem ao time do Torino de 1949. Uma deferência feita pelo clube paulista à equipe italiana também há 62 anos. Em 8 de maio de 49, o Corinthians deixou o preto e branco de lado e enfrentou a Portuguesa, pelo Campeonato Paulista, com um uniforme grená, com o scudetto no peito.

Quatro dias antes, o avião que levava a delegação de um dos clubes mais poderosos da Europa (foto abaixo) se chocou com a Basílica de Superga, perto do Turim. Todo o elenco do então tetracampeão da Itália e líder folgado do torneio de 48/49 morreu no acidente.

A relação do Corinthians com o Torino começou em 1914. O clube italiano foi o primeiro rival estrangeiro que o Alvinegro enfrentou. Naquele ano, os visitantes venceram dois amistosos (3 a 0 e 2 a 1). O segundo jogo foi apitado por Charles Miller, introdutor do futebol no Brasil. E que teve a atuação como árbitro contestada pelos corintianos.

A relação entre os dois clubes se estreitou um ano do fatídico acidente que marcou a história do futebol. Em 48, o clube que formava a base da seleção italiana fez um excursão ao Brasil. E encarou no Pacaembu o Corinthians. Que deu uma mostra de força, ao bater o tetracampeão da Itália por 2 a 1. Gols de Baltazar e Colombo. Gabetto marcou para os visitantes.

Naquele 21 de julho de 48, o Pacaembu ficou lotado. Além dos brasileiros interessados no duelo internacional, muitos imigrantes italianos e descendentes que viviam em São Paulo não perderam a oportunidade de ver de perto o melhor clube do país natal.

Um dos espectadores era Pierluigi Giuseppe Parodi, então com 15 anos. Nascido na Itália, mas morador do Brasil desde os 3 anos de idade, ele guardou na memória as imagens da partida. E também lembranças palpáveis do duelo. Como dois postais do time do Corinthians, comprados há 63 anos nos arredores do maior estádio brasileiro da época.

Um dos postais mostra a foto do Timão que enfrentou o Torino, inclusive com o placar e data da partida (primeira foto).

No ano seguinte, com a camisa grená em 49 (imagem ao lado), o Corinthians bateu a Portuguesa por 2 a 0. E a renda da partida foi destinada aos parentes da vítimas do acidente de Superga.

Será que a versão 2011 do uniforme também vai trazer sorte? Respostas a partir de domingo.

VAI CORINTHIANS

Nenhum comentário: