A ANS (Agência Nacional de Saúde) discute a possibilidade de que planos médicos particulares passem a dar incentivos a clientes que se comprometam a manter uma vida saudável.
O assunto foi posto em consulta pública, uma discussão em que todos os interessados, incluindo os consumidores, podem opinar.
Uma das ideias em estudo é dar desconto nas mensalidades aos usuários que não bebam, não fumem, façam exercícios regulares e consultem sempre seus médicos para prevenir doenças. Outra é oferecer prêmios a essas pessoas, como tratamentos odontológicos gratuitos.
É interessante e até justa a proposta de recompensar quem procura se manter em forma. Afinal, a pessoa que não adoece acaba dando menos despesas aos convênios que vendem a cobertura de serviços médicos.
A proposta também pode servir de estímulo para que os clientes procurem fazer tratamentos preventivos. E não só procurar os médicos na hora da emergência, como é tão comum.
Segundo a proposta da ANS, caberia às próprias empresas oferecer serviços para os interessados. Coisas como grupos de ginástica e de orientação alimentar, ou acompanhamento para quem quiser parar de fumar.
Para não ser deturpado, no entanto, o projeto precisa ser cercado de cuidados.
Um deles é evitar que pessoas que já têm doenças crônicas sejam discriminadas pelos planos, que poderiam passar a dar preferência apenas aos clientes mais saudáveis.
O outro é deixar bem claro que as companhias de seguro de saúde não poderão impor metas de saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário