terça-feira, 24 de maio de 2011

Já que vazou a cor da nova camisa do Timão, vamos falar sobre o assunto!

De fato, o marketing decidiu aposentar, de uma vez por todas, a polêmica cor roxa do terceiro uniforme corinthiano. Para substituí-lo, optou por usar a cor GRENÁ, em referência a um trágico episódio ocorrido no final da década de 40.

Essa cor de nome estranho é aquela utilizada pelo Juventus, pelo Fluminense, pela Ferroviária e pelo Barcelona. Não é vermelho, não é roxo, não é vinho. É GRENÁ.

E aí vocês se perguntam: WHAT THE HELL?!?! Mais uma cor nada a ver???

Na verdade, é uma homenagem ao clube Torino, da Itália. Bem, homenagem ao time Corinthiano que homenageou o Torino, da Itália, em 1949. E, para quem não sabia da existencia desta história, preste atenção…

O Torino era um clube que tinha uma ligação muito forte com o nosso alvinegro, e contra o qual já havíamos jogado amistosos, sendo o primeiro deles em 1914, quando a equipe italiana veio passear aqui no Brasil.

Em 1948, a equipe visitou nosso país novamente, derrotando todos os clubes contra os quais jogou, exceto o Coringão, que venceu os italianos por dois a um.

No ano seguinte, mais precisamente na data de 4 de maio, o avião que levava a delegação da equipe italiana de volta pra casa, após um amistoso disputado contra o Benfica, em Portugal, chocou-se com a basílica Superga, em Turin, em uma tragédia que chocou o mundo todo.

http://www.dailymotion.com/video/x14hj6_la-tragedia-di-superga-4-maggio-194_people#from=embed&start=6

O infeliz acontecimento foi alvo de muitas homenagens.

O Coringão, então, decidiu colaborar e mostrar seu respeito e compaixão com o sentimento daqueles que haviam sofrido tamanha perda. No dia 8 de maio de 1949, diante de um pacaembu lotado, o Sport Club Corinthians Paulista entrou em campo vestindo as cores da equipe italiana.

Era um confronto com a Portuguesa, cuja renda de Cr$ 178. 067,00 foi destinada às famílias dos jogadores e vítimas do acidente. A quem interessar, vencemos o jogo por 2 a 0, com gols de Noronha e Colombo.

Dizem por aí, que a nossa nova terceira camisa vai homenagear esta bela ação do Corinthians de 49. Mas, obviamente, será mais moderna e, até onde eu sei, contará com uma imagem de São Jorge estilizada.

Quem viu, aprovou.

Nenhum comentário: