quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Corinthians inglês


Mundo afora: 'Corinthians inglês' celebra penta e lamenta por Sócrates
Aos 129 anos, clube se autodenomina 'o mais importante time amador do mundo' e sonha com jogo amistoso na inauguração do estádio do Timão




O preto e branco passam longe das cores oficiais. Marceneiros, pedreiros, professores, estudantes e garçons são as verdadeiras profissões dos atletas que formam o time. Esse é o “Corinthians inglês”. Ou melhor, o Corinthian-Casuals. Há pouco mais de cem anos, o clube de uniforme rosa, marrom e azul serviu de inspiração para o surgimento do xará brasileiro. Hoje, celebra o pentacampeonato nacional conquistado pelo Timão e lamenta a morte de Sócrates, que deixou milhares de fãs espalhados pelo mundo e protagonizou um dos episódios mais marcantes da história do clube londrino em seus 129 anos de vida.

Time se considera o principal amador do mundo (Foto: Divulgação Site OFicial do Corinthians Casuals)
- Nós, do Corinthian-Casuals, gostaríamos de parabenizar o Corinthians, o nosso irmão, pela brilhante conquista de seu quinto título nacional. Compartilhamos com a fiel torcida esse grande orgulho. Enviamos aqui nossas calorosas saudações, desejamos ao Timão um feliz Natal e depositamos nesta mensagem nossas esperanças de mais sucesso para o time em 2012 - disse o dirigente do time inglês, David Harrison.
Acompanhamos o Campeonato Brasileiro com grande interesse e ficamos emocionados de ver o Corinthians se tornar campeão pela quinta vez. "
David Harrison
Atrás de uma larga avenida na região sudoeste do subúrbio de Londres, no distrito de Kingston upon Thames, fica a acanhada sede do Corinthian-Casuals, clube inglês que se orgulha de manter-se no amadorismo até hoje, preservando as tradições dos antepassados. O time sobrevive da contribuição de antigos sócios e suas cores: marrom, rosa e azul, que formam uma combinação um tanto quanto inusitada.
Pouco mais de um século depois do nascimento do time paulista, criador e criatura inverteram seus papéis. Enquanto o Corinthians comemora seu quinto título nacional e sonha com grandes conquistas na próxima temporada, o original inglês, que antes era uma das superpotências do futebol britânico, virou um clube pobre e, por ironia do destino, agora é formado em grande parte por operários, que não perdem uma partida do Alvinegro no Campeonato Brasileiro.
- Nós acompanhamos o Campeonato Brasileiro com grande interesse e ficamos emocionados de ver o Corinthians se tornar campeão pela quinta vez. Aqui temos notícias regularmente de nossos irmãos paulistas a partir de torcedores do clube que visitam Londres e de outros tantos que vêm nos ver e contam histórias - afirmou o dirigente.
O Corinthian deu origem ao Timão há quase cem anos, quando excursionou pelo Brasil. Inspirado nele, um grupo de operários do bairro paulistano do Bom Retiro decidiu criar um time e batizá-lo com o nome do esquadrão inglês. Nascia, no dia 1º de setembro de 1910, o Sport Club Corinthians Paulista.
O Corinthian é mais antigo. Nasceu em 1882 e era independente. Apenas se juntou ao Casuals, outro clube amador de Londres, décadas depois. Em 1939, os dois se fundiram e formaram o Corinthian-Casuals Football Club.
Gratidão e orgulho entre ‘pai e filho’

Rob Cavallini, diretor do Corinthian-Casuals, na
sede do clube em Londres (Foto: Felipe Rocha)
Para quem tem a oportunidade de visitar as instalações do time inglês, tudo é muito singelo e modesto, desde a minúscula arquibancada até a casinha de pedra de cem metros quadrados que hospeda a sede social. Dentro dela, estão expostas fotografias, troféus e pôsteres que narram a história centenária do clube europeu que se autodenomina como “o mais importante time amador do mundo”.
- Nossa equipe é composta principalmente de veteranos que jogaram em alto nível, mas que agora querem dar algo de volta ao esporte. É uma tradição que remonta aos nossos fundadores. O Corinthian-Casuals continua a ser um clube amador, tentando manter as tradições dos nossos antepassados, jogando no mais alto nível possível - explicou Harrison.
Um século depois, a relação entre os clubes é a seguinte: gratidão alvinegra pelo batismo e muito orgulho dos europeus por fazerem parte da história do Timão. No site oficial do clube, os ingleses destacam a importância do time paulista, a quem chamam de “primeiro” campeão do Mundial de Clubes da Fifa, em 2000.
- O Corinthians sempre tem sido uma grande fonte de orgulho para o Corinthian-Casuals, afinal, foi fundado a partir de uma visita dos nossos antepassados a São Paulo. Nós amamos as histórias do grupo de entusiastas locais inspirados pelo exemplo. Hoje, o Corinthians se tornou um grande nome do futebol e revelador de muitos nomes para o cenário esportivo, muitos deles com lugar de destaque no futebol brasileiro e mundial – afirmou.
Lembrança do Doutor ainda viva em Londres

Sócrates jogou pelo time em amistoso (Foto:
Divulgação Site OFicial do Corinthians Casuals)
Foram duas as vezes em que clube europeu enfrentou o Timão: a primeira em 1988, e a segunda em 2001. Mas a manhã de domingo de 5 de junho de 1988 ainda se mantém viva na memória dos ingleses. Nesta data, cerca de 15 mil corintianos compareceram ao Pacaembu para acompanhar o confronto histórico apelidado de “Pai x Filho”.
A equipe paulista contou com grande parte dos campeões paulistas de 1977 e craques históricos como Wladimir, Sócrates, Rivellino e Baltazar. No banco de reservas estavam, entre outras estrelas, Domingos da Guia, com 78 anos, que foi homenageado, e o técnico Osvaldo Brandão. A partida durou dois tempos de 25 minutos. Muitos jogaram, outros só assistiram à partida. Os brasileiros venceram o duelo por 1 a 0, com gol de Sócrates, aos 19 minutos do primeiro tempo.
O Doutor nos deu a oportunidade de experimentar sua magia"
David Harrison
Para atender a pedidos, o Doutor jogou 15 minutos pela equipe europeia na segunda etapa e protagonizou momentos ainda hoje eternizados pelo clube de Londres. Com a lembrança do engajamento político e a formação médica do ex-jogador, David Harrison lamenta a morte de seu ídolo e recorda a magia proporcionada por uma das maiores lendas do futebol brasileiro.
- Compartilhamos a tristeza da perda de Sócrates. A sua esposa e família enviamos nosso apoio neste momento tão difícil. Não conseguimos descrever o quanto Sócrates era admirado e respeitado especialmente por nós, membros do Corinthian-Casuals Football Club. Para nós, ele foi um verdadeiro Corinto, no nosso sentido britânico. Quando visitamos o Brasil em 1988, ele concordou em jogar com a nossa camisa. Lembro-me como a multidão queria que ele marcasse para nós, mas, infelizmente, não aconteceu. Sócrates nos deu uma grande honra que fazemos questão de passar para os nossos Corinthian-Casuals modernos. Jamais esqueceremos a generosidade que ele teve de defender nossas cores mesmo que por alguns minutos. O Doutor nos deu a oportunidade de experimentar sua magia - disse o dirigente.
Apelo para escrever um novo capítulo da história

Placa de boas vindas no Estádio King George’s
Arena, em Londres (Foto: Felipe Rocha)
Mesmo do outro lado do oceano, o time inglês não esconde a vontade de participar da partida de inauguração do novo estádio do Corinthians para a Copa do Mundo de 2014. Harrison, um dos representantes do time, faz um apelo à diretoria da equipe paulista.
- Poder colocar: esse confronto de pai e filho na inauguração do novo estádio do Corinthians seria algo naturalmente muito prazeroso para nós. Quando estivemos (no Brasil) para outros amistosos fomos muito bem recebidos, e foram momentos inspiradores para cada um de nós que estivemos por aí. Foi inesquecível.
Links Patrocinados
Corinthians Pentacampeão
Camiseta Corinthians Pentacampeão Brasileiro por R$49,90! Exclusiva.
shoptimao.com.br/PentaCampeão

Um comentário:

Mattia disse...

Show demais, baita texto.