sábado, 3 de dezembro de 2011

Terra de Ninguém

Madeira!
Não bastassem os perigos que se conhecem, como assaltos e alagamentos, pouco a pouco São Paulo vai tomando conhecimento de um novo risco: as árvores.

Pode parecer fantasia, mas não é. Uma vistoria da prefeitura em 17 mil delas mostrou que cerca de 2.000 estavam podres.

Resultado: tiveram de ser derrubadas para que não caíssem sobre carros, pedestres ou fios.

Apesar de muita gente achar a cidade "cinza", há em São Paulo 1 milhão de árvores. O problema é que não se sabe quantas delas estão saudáveis e quantas representam riscos à população.

Se a proporção for a mesma do pequeno grupo analisado pela prefeitura, seriam 100 mil árvores com chance de desabar, como aconteceu nesta semana, aliás, no Morumbi, quando um galho caiu sobre um carro.

No ano passado, 970 árvores vieram ao chão, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros. Muitas tombaram sobre veículos e pessoas, mas podem também atingir a rede elétrica, causando apagões.

A prefeitura tem procurado cumprir seu dever. Só neste ano, seus técnicos atenderam a 48 mil chamados e podaram mais de 6.000 árvores. Mas é possível fazer mais.

Uma boa iniciativa seria dar prioridade às mais antigas, com mais riscos de causar problemas. Treinar funcionários de outras áreas para avaliações menos complexas sobre o estado das árvores também poderia ajudar.

Nenhum comentário: