Periferia atropelada
Os atropelamentos são um dos maiores problemas do trânsito de São Paulo. No ano passado, foram em torno de 7.000, que deixaram 630 mortos.
Diante dessa carnificina, a prefeitura lançou uma campanha em maio para tentar diminuir esses acidentes. A ideia é simples: os carros precisam respeitar os pedestres, e quem anda a pé deve atravessar sempre na faixa.
Os marronzinhos passaram a multar motoristas que não param para pedestres atravessarem a rua, e fiscais começaram a orientar as pessoas.
Os primeiros dados mostram que a iniciativa surtiu efeito, com queda dos atropelamentos na região central, onde começou a campanha.
Mas esse esforço civilizatório demorou a chegar à periferia. Enquanto o centro já colhia os frutos, os atropelamentos seguiam a toda nas áreas mais afastadas.
Isso porque nessas áreas a campanha só começou a valer em setembro.
Na avenida Sapopemba, a campeã de atropelamentos, foram 65 incidentes só nos oito primeiros meses de 2011 --dez a mais do que no ano passado. A situação se repetiu em outras vias desses bairros menos favorecidos.
O começo das multas e da campanha educativa nessas regiões terá efeitos positivos, é claro. Mas isso não basta.
Também há mais acidentes por lá porque as avenidas são piores, há menos semáforos, a sinalização é ruim, existem poucas passarelas.
É preciso melhorar tudo isso. Motoristas e pedestres têm de seguir as regras do trânsito. Mas a prefeitura também precisa fazer a sua parte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário