quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Periferia atropelada

Periferia atropelada
Os atropelamentos são um dos maiores problemas do trânsito de São Paulo. No ano passado, foram em torno de 7.000, que deixaram 630 mortos.

Diante dessa carnificina, a prefeitura lançou uma campanha em maio para tentar diminuir esses acidentes. A ideia é simples: os carros precisam respeitar os pedestres, e quem anda a pé deve atravessar sempre na faixa.

Os marronzinhos passaram a multar motoristas que não param para pedestres atravessarem a rua, e fiscais começaram a orientar as pessoas.

Os primeiros dados mostram que a iniciativa surtiu efeito, com queda dos atropelamentos na região central, onde começou a campanha.

Mas esse esforço civilizatório demorou a chegar à periferia. Enquanto o centro já colhia os frutos, os atropelamentos seguiam a toda nas áreas mais afastadas.

Isso porque nessas áreas a campanha só começou a valer em setembro.

Na avenida Sapopemba, a campeã de atropelamentos, foram 65 incidentes só nos oito primeiros meses de 2011 --dez a mais do que no ano passado. A situação se repetiu em outras vias desses bairros menos favorecidos.

O começo das multas e da campanha educativa nessas regiões terá efeitos positivos, é claro. Mas isso não basta.

Também há mais acidentes por lá porque as avenidas são piores, há menos semáforos, a sinalização é ruim, existem poucas passarelas.

É preciso melhorar tudo isso. Motoristas e pedestres têm de seguir as regras do trânsito. Mas a prefeitura também precisa fazer a sua parte.

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