Há registros muito antigos, de mais de 2.000 anos atrás, sobre tentativas de operar a catarata, um problema no olho que só tem cura por meio de cirurgia.
Em nossa época, essa doença, que atinge pessoas idosas, tornou-se de fácil solução. Com as novas técnicas, o cirurgião retira a parte doente do olho e coloca uma lente no lugar.
A operação é rápida, dura dez minutos. Nem precisa dar ponto.
O problema, para quem mora em São Paulo e tem necessidade de se submeter a essa operação, é que está faltando lente na Santa Casa, um dos centros médicos mais procurados.
O hospital recebe dinheiro do Estado para atender pacientes pelo SUS. Segundo o Agora apurou, as lentes estão em falta por lá desde outubro do ano passado.
A fila de espera para a cirurgia já chegou, de acordo com a reportagem, a 800 pessoas. Para algumas delas, a situação é dramática, pois já perderam uma vista e precisam curar o problema na que ainda pode ser recuperada.
Depois dos 70 anos, 70% das cataratas precisam ser operadas. Segundo especialistas, a demora para a realização do procedimento só agrava a doença.
A catarata vai aumentando e a cirurgia se torna cada vez mais difícil de ser feita.
Infelizmente, a Santa Casa vive sofrendo de problemas financeiros. Esse, aliás, é um problema grave da saúde no Brasil: o dinheiro, que já é mais curto do que o ideal, é mal administrado. Há muito desperdício, para não falar de corrupção.
E acaba sobrando para quem depende da saúde pública. No caso, os pobres dos velhinhos que precisam se livrar da catarata.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário