Há 101 anos atrás, havia um Galo Brigador da Várzea nesta Paulicéia. Era um clubinho pobreta ali do Bom Retiro, que incomodava.
Não só pelo Futebol que jogava. Mas pela Torcida.
Naquela época o jogador era a própria Torcida. Quem jogava no CORINTHIANS precisava manter em dia a mensalidade. Quem jogava no CORINTHIANS participava da direção do Clube.
Aos poucos o Ideal foi se concretizando. Com isso o Clube se estruturou. Não foi à toa, nem por acaso, que a tal da classe média alta já fazia parte daquela Congregação Popular. A aristocracia já estava perdendo alguns dos "seus" para aquela maluquice, para aquele bando de loucos. O Ideal de emancipação, o anseio do ser humano desde que está na Terra, se fez latente.
Nesta noite de quinta feira, dia 8 de setembro de 2011, todas aquelas Bandeiras colocadas pela Estopim mostravam o que cada Corinthian@ quer em Campo de Bataglia.
"No Corinthians joga quem sabe jogar bola, E NÃO AFINA EM DIVIDIDAS".
Este foi o Mandamento de Raphael Perrone na Primeiríssima Peneira do Sport Club Corinthians Paulista.
E isto deve ter completado 101 anos no feriado da Independência do Brasil, pois não há documentação a respeito que nos possa categorizar; mas que foi entre 7 e 8/9/1910, não há dúvida. No dia 10, pela primeira vez, o Corinthians entrou em Campo de Battaglia...
A Torcida Fiel joga. Isso até esses vagabundos de hoje entendem. É coisa tão fundamental e arquetípica que não passa batido nem por quem desrespeita o Mandamento de Raphael Perrone.
E SÃO JORGE escreve certo por linhas tortas. Viramos o jogo em nossa casa, como se fosse no próprio Campo do Lenheiro. Jogando mal, apesar de toda a numerologia que a abutraiada possa querer criar. Contra arbitragem tendenciosa, que poupou o adversário meigo de cartões (e disso ninguém vai falar nada, não é?). Mas porque, como diz o DOUTOR SÓCRATES, "O time do CORINTHIANS não ganha jogo, quem ganha jogo é a TORCIDA".
E para me explicar, como se precisasse, devo dizer que esse bando de bunda mole, sob o comando de um cagalhão, não jogou nada; são as mesmas falhas de um time que só treina rachão (e vejam, as peneiras do CORINTHIANS há um século eram mais eficientes), o mesmo gol tomado todo jogo (coisa de quem não treina em cima de erro), a mesma tática praticamente nula aplicada em campo. Quem viu, viu.
O que impressiona, de fato, é o Espírito Corinthiano que se faz presente, sob a Benção de São Jorge.
Pois os gols de Liedson não só se vingaram de um mau-caráter, como nos deram uma vitória de virada, ALLA CORINTHIANS.
Só o CORINTHIANS pra fazer um time desse ganhar jogo.
Podem me chamar de corneteiro, por causa desse time que é "líder" e estou cá a criticar.
Podem me chamar do que for. Mas uma coisa não pode ser negada. Apenas a Sobrenatural Congregação Popular poderia fazer o que foi feito nesta noite de 8 de setembro de 2011 no Templo Sagrado do Pacaembu. Quem entender isso, entenderá também que o resto é chorumela.
Como, por exemplo, o que se escuta falar de vagabundo que talvez nem saiba a que veio. Tumulto? Tá receoso com tumulto, e veio pro CORINTHIANS?
Repetindo tudo o que esse blogue já disse anteriormente sobre este estado atual das coisas, foi um Jogo Épico, com as Bençãos de São Jorge.
Por causa Dele, que escreve sempre certo.
E nesse futebolzinho que se joga hoje em dia, em que vagabundo tenta fazer jus ao salário milionário que recebe, exatamente como há 101 anos atrás, QUANDO O CORINTHIANS É CORINTHIANS, ninguém segura.
E SÃO JORGE ajuda sempre que a Vontade transparece.
Daí que temos que começar a refletir direito sobre esse modorrento pontos corridos que "veio pra ficar". São 19 Finalíssimas. E ganhamos as três primeiras Finais, faltam dezesseis. Os "segundos jogos das Finais" já estão em curso. Domingo agora tem mais.
VAI CORINTHIANS!!!
VIVA O CORINTHIANS NOSSO DE CADA DIA!!!
VIVA O NOSSO CORINTHIANS!
O CORINTHIANS é o mais genuíno estandarte do Povo.
Esta bandeira é eterna, e vai para além da eternidade. Foi criada por mãos ásperas, calejadas de labuta, e ornamentada com o sangue, o suor e a ALMA de nós todos.
O CORINTHIANS SOMOS NÓS!!!
Para defender essa bandeira, sujeito tem que ser guerreiro. Isto é uma Causa de Vida. E como nada é por acaso nessa História que hoje completa, oficialmente, CENTO E UM anos de eternidade, O PADROEIRO GUERREIRO, SÃO JORGE, convocou essa Confraria de Loucos sonhadores, utópicos e valentes.
O Santo Guerreiro nos acolheu. E a Égregora nos abençoou. Ontem, hoje e sempre.
O CORINTHIANISMO é a manifestação palpável do anseio popular por emancipação, cravou o Mestre Diaféria com extrema sabedoria.
Depois de sua luta diária de Existência (desde 1910) o mundo se viu definitivamente moldado por ele. Não é por acaso, pois nada é por acaso no CORINTHIANS, que nós amamos o CORINTHIANS, tanto quanto não é por acaso que existam tantos se recalcando num suposto "odiozinho". Pois o CORINTHIANS é a REFERÊNCIA, e depois de sua Existência, o mundo passou a depender dessa manifestação palpável do anseio popular por emancipação.
O CORINTHIANS É A NOSSA VOZ!
E aqueles que não tem voz se escandalizam com essa poderosa voz que nós temos.
Assim que é, há 101 anos.
Estes senhores, GÊNIOS DO POVO, há 101 anos atrás, não poderiam imaginar a NAÇÃO que estavam concretizando. Não poderiam cogitar o alcance desta VOZ poderosíssima. Para eles, aquilo tudo era sonho, Utopia, pura e incondicional vontade; "sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto, é realidade", diria o Profeta Maluco Beleza. Estes Gênios, hoje vendo tudo de um plano celestial, se orgulham e se emocionam, exatamente como nós neste momento, ao pensar em tudo o que é CORINTHIANS. Tudo o que criaram. Os princípios que Fundaram, de acordo com a Eternidade.
São eles os Gênios que concretizaram a Tradição que, na Raça, fazendo das tripas coração, foi alçada a seu lugar de direito e por missão, se fez a VOZ de nosso povo.
Estes Senhores não estavam de brincadeira quando posaram para esta foto. Podiam até não cogitar a dimensão do que estavam concretizando, mas pelos princípios que teceram este estandarte, sabiam muito bem onde queriam chegar. E chegaram. Com uma rapidez espantosa para aqueles que não tem olhos para verem, nem cabeça pra pensar. Se há algo que não causa estranheza a um Corinthiano, é a rapidez com que o CORINTHIANS revolucionou seu mundo e se fez Referência.
O IDEAL é Eterno, o Ideal é o CORINTHIANISMO.
Havia muito mais gente, evidentemente, pois o CORINTHIANS é o Sonho realizado daquelas dezenas, em 1910, que nos meses seguintes já passou a ser centenas, e milhares, e milhões, através destes cento e um anos. Segue sendo a Revolução Permanente, e se tomarmos o ano de 1915 como exemplo, veremos quão poderosa é essa VOZ.
Mas nada vai conseguir descrever, nem os mais sábios conseguirão descobrir, que Paixão é essa que nós temos, Eternamente, dentro dos nossos Corações.
Se a Luta Diária da vida é algo apaixonante e intrigante, é no caso do CORINTHIANS que vemos a intensidade da emancipação popular se concretizar como vitória perene nesta Luta. Os temerosos e recalcados fizeram tudo e qualquer coisa para boicotar, em cada dia destes cento e um anos, essa Força chamada CORINTHIANISMO.
O que não perceberam, porém, é que a Referência se faz necessária até naquilo que, com ressalvas, podemos chamar de "antítese". Depois do CORINTHIANS nada mais foi o mesmo no mundo, e a anticorintianada recalcada seguirá participando do CORINTHIANISMO; estarão sempre à sombra do Gigante. Há 101 anos estão. A anticorintianada também é parte dessa História, portanto, e devemos parabenizar essa gente por suportar o próprio recalque por tanto tempo.
Todo dia é Dia do Corinthians. O marco de mais um ciclo nos serve para comemorar, mas sobretudo refletir o que é CORINTHIANS.
Somos milícia desarmada. Nossa arma é nossa VOZ. E na Companhia de Jorge é preciso matar um dragão por dia. Portanto, viva o CORINTHIANS nosso de cada dia!
PARABÉNS, FIEL TORCIDA!!!
O CORINTHIANS SOMOS NÓS!
OBRIGADO CORINTHIANS, por me permitir fazer parte desta Nação.
TEU PASSADO É UMA BANDEIRA
A partir da esquerda acima; 1) Anselmo Correa, 2) Alfredo Schürig (o que prova que ele estava nos primórdios do Clube, e não chegou depois, como ficou na História), 3) Felipe Valente, 4) Raphael Perrone
5) Miguel Bataglia, 6) Antônio Pereira (cara invocada desse português anarquista maluco), 7) Joaquim Ambrósio (quem sugeriu que a Companhia de Jorge se chamasse SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA).
TEU PRESENTE É UMA LIÇÃO
Corinthianizemos o mundo. Estes Senhores não topariam com festinha vip no Anhembi. Estariam em qualquer rua, beco, esquina, buteco, Corinthianizando o mundo. E fazendo o CORINTHIANS a partir de Ideal, Sonho e Vontade. Eis o legado dos Fundadores, que hoje completa cento e um anos de História. O Corinthians somos nós!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário